Dietas:
Beba um copo de água mineral 15 minutos antes das refeições, pois enche o estômago e diminui o apetite.
Aperitivos:
Caroços de abóbora torrados com sal servem como aperitivos. Fazem bem para os rins e bexiga. O mesmo vale para a soja.
Dica de tempero com gostinho caseiro (dá até para revender!).
Passe pelo liqüidificador ou moedor de carne 3 kg de cebola, 10 folhas de louro, 500 gramas de alho, 4 colheres (sopa) de orégano e 2 maços de cheiro verde. Depois de tudo moído, junte meio quilo de sal, tampe e deixe descansar. No dia seguinte, junte mais meio quilo de sal, tampe de novo e deixe por mais 24 horas. Repita a operação até completar 3 kg de sal. Guarde em vidros bem fechados. Dura vários meses e serve para carnes, legumes, o que quiser.
Descasque o alho com facilidade, levando-o ao microondas por 10 segundos num recipiente com um pouco de água.
Você abre a porta da geladeira e tem a impressão que esqueceu alguém morto lá dentro, procura, procura e não acha nada estragado? . Então, a melhor maneira de resolver o problema é a seguinte: Faça uma solução de1 litro de água morna e uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Retire os alimentos da geladeira, deixe descongelar e passe a solução em todas as gavetas, prateleiras, inclusive no congelador. Depois lave bem na água limpa e deixe a porta de geladeira aberta por uma ou duas horas: o cheiro desaparecerá completamente. Nunca use desinfetante, pois eles podem modificar o sabor dos alimentos durante vários meses.
Use o truque da vovó, descasque uma batata em rodelas, coloque na testa e amarre uma fralda ou lenço para segurar. O alívio é rapidinho.
Limpando a couve-flor Para eliminar os bichinhos que se escondem nas flores da couve-flor e do brócolis, deixe os alimentos de molho por 15 minutos em água e sal.
Na hora de preparar alimentos, experimente fazer as seguintes substituições:
REFOGAR - se a sua receita pedir para refogar determinado alimento, ponha junto na panela: metade da quantidade do óleo pedido (ou menos), os temperos (a vontade), o alimento e um pouco de água. Deixe cozinhar tudo junto e depois siga a receita normalmente.
FRITURAS - melhor não usar no seu dia a dia, deixe para ocasiões especiais. Faça o que queria frito, assado (batatas assadas ao invés de batatas fritas, por exemplo). Se deseja uma comida empanada, passe na mistura de um ovo e claras e ponha para assar.
OVOS - Sempre que puder use mais as claras. Assim, se a receita pedir dois ovos, ponha um ovo e mais uma clara, e assim sucessivamente.
GORDURAS - cortar o pedido de manteiga ou outra gordura (óleo, margarinas, etc.) da receita ao meio, ou substitua totalmente as manteigas (etc.), pela metade da quantidade em "margarinas lights".
LEITES E DERIVADOS - Não use leite integral, use o leite desnatado, faça o mesmo com os seus derivados (queijos, iogurtes, etc.). Nos pratos que pedir Creme de Leite, substitua por Cremes lights, ou por iogurte desnatado.
MAIONESE - use as "lights", ou faça com leite (ver receita), ou use queijo Ricota.
Quando os legumes estiverem cozidos, retire do fogo, escorra-os e coloque-os numa tigela com gelo, os legumes resfriarão por igual.
Dessa forma interrompemos o cozimento deixando-os no ponto certo e suas cores ressaltadas.
Se você quiser preparar alimentos para congelar, aqui estão alguns que não se deve congelar: batatas cozidas, carne seca, conservas, creme e pudins que levem amido de milho em seu preparo (eles soltam água quando descongelados), gelatina (talha ao ser descongelada) e maionese.
Açúcar aromatizadoNa França é muito comum encontrar uma fava de baunilha dentro do açucareiro - ela dá um gostinho todo especial a tudo que é adoçado com este açúcar aromatizado. Aqui no Brasil, em vez das caríssimas favas, experimente colorar um pau de canela, além de perfumar, dá um toque especial ao açucareiro comum de vidro. Veja abaixo mais dicas e receitinhas de chá que adoçados com açúcar aromatizado com canela ficam ainda mais gostosos!
Todo mundo tem um truque para não chorar ao cortar cebola. E muitos funcionam. Mas a causa é uma só: depois de cortada, a cebola solta um cheiro forte (rá, rá, rá) e desprende óleos voláteis que fazem os olhos lacrimejar. Se você anda mesmo muito sensível, com medo de começar a chorar por causa da cebola, e depois lembrar da grosseria que o fulano no transito fez, a patada que seu amor te deu e etc... amenize os efeitos colocando a tábua onde a maldita será cortada próxima à chama do fogão. A chama ajuda a queimar os gases que se desprendem da cebola antes que os danados atinjam os seus olhos, assim evitando as lágrimas, meu bem.
Ou faça corte como um verdadeiro chef, assim:
Corte a ponta da raiz sem atingir o corpo da cebola. Descaque-a.
Para fatiar: segure a cebola de lado e passe a faca cima para baixo, formando anéis. Dispense a base da raíz.
Para picar: corte a cebola ao meio verticalmente. Vire a parte cortada para baixo e faça uma série de cortes horizontaos, mantendo a base dura da raíz.
Depois faça vários cortes verticalmente.
Segure a cebola sobre uma tábua, e comece cortando pelo lado oposto da raíz, formando cubos, dispense a base dura da raíz. Desta forma você não “macera” a cebola, que libera todo o gás, te fazendo chorar e nem a cebola perde o sabor, que em alguns casos chega até a amargar! Para lavar a mão, utilize limão.
Mas, afinal, como é que se faz um banho-maria? Primeiro é preciso entender que esse método de cozimento serve para evitar o aquecimento excessivo do alimento através do contato direto com o fogo. Para isso, o recipiente no qual o alimento será preparado é colocado sobre uma panela com água fervente - antigamente usava-se colocar uma panela sobre a outra sendo uma frigideira para a água e uma panela comum para os ingredientes. Porém, o contato direto com a água também pode ser perigoso: além de esquentar muito, o vazamento de vapor pode manchar os alimentos, como é o caso do chocolate. Bom, a solução é utilizar um recipiente (pode ser uma tigela de vidro ou inox) que encaixe perfeitamente na panela com água; outra dica é colocar apenas dois dedos de água para evitar o contato da água fervente com a tigela.
Ghee, pronuncia-se gui, é uma espécie de manteiga clarificada, vastamente usada nas cozinhas indianas. Por ter seus resíduos lácteos retirados, ela se conserva por mais tempo, sem ficar rançosa, e agüenta altas temperaturas, sem se queimar. Para prepara-la, basta derreter a manteiga - quanto mais melhor - em fogo bem baixo, sem mexer. Deixe cozinhar um pouquinho até ficar com uma cor caramelada, mas com muito cuidado para não queimar. Desligue o fogo e retire, com uma colher, a espuma que se formou na superfície. Despreze a espuma e transfira o ghee lentamente, com uma colher, da panela para um recipiente, com cuidado, para deixar os sedimentos que se formam no fundo. Despreze os sedimentos. Tampe o recipiente depois de esfriar e conserve em geladeira.
Para amarrar uma carne, você vai precisar de um barbante ou mesmo daquela linha de crochê que sua avó adora comprar! Separe um pedaço de barbante, cerca de umas quatro vezes maiores que o comprimento da carne. Amarre um pedaço de barbante em uma das extremidades do filé, dê um nó, mas não corte o barbante. Passe o barbante em volta de uma das mãos, formando um laço. Escorregue-o sobre a carne e vá com o laço próximo do barbante inicial e puxe (deixe uma distancia de 2 cm entre as amarras). Repita o processo por toda a extensão da carne e finalize com um nó.
Você já calculou o tanto de extrato de tomate que vai par o lixo? Você usa um pouquinho, o que sobra volta para a geladeira e depois de poucos dias: lixo! A solução é congelar. Depois, corte a caixinha com uma tesoura de cozinha e retire o extrato congelado. Embrulhe em filme plástico e volte ao freezer. No momento de utilizar, retire o extrato do freezer e corte a porção desejada. O restante volte ao congelador, onde pode ficar guardado por até 3 meses. Um pouco de economia não faz mal a ninguém!
Para continuar fazendo suas deliciosas receitas sem abrir mão do sabor dos pimentões e ainda não perder os amigos, é só deixá-los peladinhos. Os pimentões, não os amigos! Depois de lavá-los bem - os pimentões não os amigos - sob água corrente e enxugá-los, espalhe um pouco de óleo com as mãos para formar uma película. Ligue uma boca do fogão em chama alta e queime um pimentão por vez segurando com um garfão. Quando ele estiver todo preto, coloque dentro de um saco plástico e abafe, fechando bem. Quando os pimentões esfriarem, esfregue o plástico contra o pimentão e a pele se desprenderá facilmente. Retire o pimentão, retire a pele que sobrou com as mãos e ele estará pronto e peladinho para ser usado.
Pode até ser uma frescurinha... Mas levar baile de caroço de abacate não pega bem para nenhum cozinheiro. A maneira mais simples de retira-lo é dar uma facada, girar e ao levantar a faca, o caroço sai junto e o abacate fica intacto. Uma perfeição!
A salsinha é uma erva multiuso. Ela dá sabor e decora os mais variados pratos. Para usa-la salpicada, primeiro é preciso seca-la muito bem. Para isso, lave bem o maço de salsinha e retire as folhas dos cabos, que não serão utilizados. Seque as folhinhas com papel-toalha e, sobre uma tábua, pique muito bem. Em seguida, coloque num pano de prato limpo e torça bem para que todo o líquido se desprenda. Quanto mais seca ficar a salsinha, melhor a apresentação do prato.
Se você gosta de servir o chá ou o cafezinho com todas as opções para adoçar (açúcar comum, mascavo e adoçante), em vez de ocupar todo o espaço da bandeja com três açucareiros, use xícaras de café, de preferência com alguma frescurinha como asas de prata, ou antigas e diferentes, no lugar do açucareiro tradicional. E fuja dos adoçantes líquidos e suas embalagens de plástico! Veja abaixo mais dicas e receitas de chás bem diferentes!
Talher de prata é sempre muito chique. Mas, aja Silvo! Uma maneira mais prática de deixar objetos de prata sempre brilhantes é usar o velho truque da vovó: ferva uma panela média de água com 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio; forre uma assadeira com papel alumínio; coloque os talheres, brincos e objetos de prata em geral na assadeira; regue com a água preparada ainda fervente e deixe de molho por 10 minutos; passe por água corrente e seque bem. Para conservar o brilho, guarde os talheres embrulhados em papel-filme. Depois é só esperar a ocasião para usar e brilhar!
É comum guardar grãos, como feijão, ervilha, arroz, lentilha, farinha, trigo, etc...em recipientes com tampas. No entanto, por mais vedados que os potes estejam, os danados dos bichinhos insistem em entrar e estragar nossos mantimentos. Uma dica fácil para evitar essas aparições é colocar uma folha de louro ou uma pimenta - crua é claro! - dentro dos potes. Tanto a pimenta quanto a folha de louro são repelentes naturais e portanto mantém os bichinhos bem distantes.
Você realmente quer ter o trabalhão de fazer, na sua casa, um jantar super formal. Um único problema: como montar a mesa? Não é tão complicado. Coloque o prato principal sob o prato da entrada - seja sopa, salada ou o que você quiser; coloque os talheres na seqüência de chegada dos pratos, de fora para dentro, e com facas e a colher de sopa (se você for servir) sempre ao lado direito. Os talheres de sobremesa (somente os que serão usados) ficam acima do prato principal. Veja a seqüência na foto. Coloque os copos da esquerda para a direita começando pela taça de água, depois a de vinho tinto e por último a de vinho branco. A taça de champanhe fica entre os copos de água e vinho tinto, só que um pouco mais para a frente. Depois, é só torcer para que os seus convidados sejam menos formal que a sua mesa.
Os cogumelos frescos são encontrados em muitas formas e variedades. De qualquer maneira, a maioria chega aos mercados com uma sujeirinha característica na sua superfície. No entanto, lavá-los não é a melhor solução pois são esponjosos e absorvem muita água. Para limpá-los, segure o cogumelo nas mãos e apenas esfregue um pano de prato úmido sobre a sua superfície, retirando as possíveis sujeiras. Veja abaixo deliciosas receitas para você usar os cogumelos bem limpinhos!
Não é a toa que pessoas idosas, doentes, mulheres grávidas e crianças devem evitar comer ovos crus ou pratos que os contenham. São mais vulneráveis aos riscos da salmonela. E ovo estragado é perigo na certa. O primeiro cuidado que devemos tomar é sempre checar a data de validade. Mas, nem sempre isso é garantia de bons ovos. Para ter certeza de sua qualidade, coloque o ovo dentro de um copo com água. Quanto mais velho, mais leve é o ovo. O ovo fresco é pesado devido ao maior volume de água e portando deverá ficar no fundo do copo. Se o ovo não é fresco, a bolsa de ar se expande fazendo o ovo boiar na água, com a ponta voltada para baixo. Se o ovo estiver muito velho, ou estragado, ele irá boiar na superfície da água e portanto não se atreva a usar este ovo! A bactéria salmonela pode entrar nos ovos através de rachaduras na casca, portanto só compre ovos limpos e perfeitos. E sempre lave as mãos antes e depois de pegar na casca dos ovos.
Um simples galho de alecrim no azeite pode fazer a maior diferença. Quem gosta de temperar a salada com molho a base de azeite de oliva pode dar um toque ainda mais especial ao colocar no vidro do azeite, um galho de alecrim fresco, um dente de alho, uma pimenta de cheiro ou malagueta ou as ervas e especiarias que mais gostar. Para começar, escolha um vidrinho pequeno, assim você não precisa aromatizar uma embalagem inteira de azeite! Veja abaixo algumas receitas que você pode substituir o azeite comum pelo seu azeite aromatizado.
Para fazer um bolo mais incrementado, nada como um bom recheio como deliciosos cremes ou geleias. Porém, cortá-lo em camadas requer alguma prática ou um fio de náilon! Corte um pedaço de fio um pouco maior que o diâmetro do bolo, segure uma extremidade em cada mão, contorne o bolo com o fio e cruze puxando vagarosamente até cortar uma camada. Abra o bolo, espalhe o recheio, "tampe" novamente e está pronto para receber alguma cobertura.
Muitas vezes colocamos a tábua sobre o balcão de trabalho e quando vamos picar alguma coisa percebemos que a tábua escorrega para todos os lados, e é nessa hora que podemos nos cortar com a faca. Para evitar este perigo, basta colocar 2 folhas de papel-toalha úmido sob a tábua ou mesmo um pano de prato úmido que a tábua fica paradinha no lugar e seus dedos também!
Para que a temperatura fique mais elevada, coloque na água um pouco de bicarbonato de sódio.
Para que o suflê não murche, certifique-se que o forno está bem quente antes de colocar o preparado e não abra o forno antes de estar pronto.
Guarde-o num local seco dentro de um saco de tecido leve e arejado. Você poderá conservar ainda por mais tempo se colocar também dentro do saco um talo de aipo ou uma batata crua com casca (depois de muito bem lavada e seca).
Guarde as sobras de pão para acompanhar sopas e saladas. Corte-as em cubinhos e frite em alho e óleo, salpicando sal. Ponha-os para secar num papel absorvente e guarde em um recipiente bem fechado.
Ponha uma panela de ferro com água fria dentro do forno.
Nunca comece a fazer um prato sem, antes, ler a receita até o fim. Siga as instruções à risca, sem esquecer o tempo estipulado para o preparo.
Panela ou fôrma muito pequenas dão prejuízo pois derramam a comida. Grandes, prejudicam a consistência ou aparência. Use o tamanho indicado ou veja a que melhor se adapta às quantidades indicadas.
Siga as medidas meticulosamente.
Temperos e especiarias podem mudar, à gosto de cada um. Mas não mude os ingredientes importantes, nem as quantidades de farinha, açúcar, líquidos ou gordura.
Tenha todos os ingredientes à mão. Suspender a preparação para procurar determinado componente pode prejudicar o prato.
Receita nova se experimenta em família.
Não deixe de experimentar o prato durante ou após o seu preparo. Nada mais desagradável que perceber, depois de tê-lo servido, que o prato ficou sem sal.
Evite duplicar ou dividir uma receita. As quantidades foram previstas e, se alteradas, podem modificar o resultado final. Se precisar, faça duas vezes a mesma receita.
Os legumes devem ser cozidos, de preferência com casca para conservarem suas vitaminas.
As azeitonas só devem ser colocadas nos recheios por último, pois, se ferverem muito, deixarão um sabor amargo.
Se tiver formigas em casa, guarde o açucareiro em cima da geladeira, pois as formigas fogem do frio.
Espalhe um pouco de sal ou talco nos cantos onde elas aparecem. Você pode usar, também, cascas de pepino.
Depois de lavados e secos, mergulhe-os no álcool e deixe-os secar naturalmente.
Faça água quente correr pelo gargalo da garrafa. O calor expande o vidro, fazendo com que a rolha pule fora.
Coloque um pouco de açúcar no recipiente em que ele é guardado.
Bata no liqüidificador as cascas das batatas.
Jogue um palito de fósforo no óleo, quando ele acender é porque o óleo está pronto para a fritura.